Ana Cláudia Leite

E assim surgiu o Ateliê da Biblioterapia...

"Há bons livros, livros quaisquer e livros ruins. Entre os bons, há os livros que são honestos, inspiradores, emocionantes, proféticos, edificantes. Mas na minha língua há outra categoria, a dos livros-ha!

Os livros-ha! são aqueles que determinam, na consciência do leitor, uma mudança profunda. Eles dilatam a sua sensibilidade de tal maneira que ele se põe a olhar os objetos mais familiares como se os observasse pela primeira vez.

Os livros ha! galvanizam. Atingem o centro nervoso do ser, e o leitor recebe um choque quase físico. Um arrepio de excitação percorre-o da cabeça aos pés."

Vernon Proxton


Biblio (do grego, Biblion) = livro ou todo tipo de material bibliográfico ou de leitura.

Terapia (do grego, Therapein) = tratamento, cura ou restabelecimento.

Ateliê (do francês, Atelier) = local onde trabalham artistas e artesãos.


A partir da etimologia das palavras, apresentamos o Ateliê da Biblioterapia, cujo principal objetivo é promover um espaço onde as pessoas possam experimentar, criar e recriar a arte da leitura terapêutica para o desenvolvimento pessoal e o restabelecimento da saúde física, mental, emocional e espiritual.


Ana Cláudia de Oliveira Leite é Biblioterapeuta, Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade (UFSCar / Bolsista CAPES), Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UFSCar / CRB8ª 7479) e Terapeuta Holística (CRTH-BR 5548 ABRATH), com Especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos (UFSCar) e MBA em Gestão de Unidades de Informação (UNICEP).

Desde 2003, dedica-se ao ensino e à pesquisa acadêmica, tendo publicado livros, capítulos de livros, artigos científicos, resenhas e artigos de jornal. Participou da organização de eventos culturais e científicos, de orientações e bancas de trabalhos de conclusão de curso e de bancas de comissões julgadoras de eventos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Ciência da Informação atuando, principalmente, nos seguintes temas: biblioteconomia; metodologia científica; ciência, tecnologia e sociedade; educação à distância; e Biblioterapia.


Conheça um pouco da minha história com a Biblioterapia

Assista o vídeo em nosso canal do Youtube!